Saiba como foi o Salão Internacional do Móvel de Milão

A Itália tem uma tradição enorme em termos de design, seja nos carros, roupas, móveis ou qualquer outra peça. Isso se deve ao investimento na experimentação e na valorização do designer como profissional. No final do mês de abril, foi realizado o Salão Internacional do Móvel de Milão 2012 (www.isaloni.it), considerado o evento mais importante do segmento de decoração.

Diversos produtos foram espalhados em 24 pavilhões, onde era possível ver as novidades e tendências de marcas famosas como Poliform, Flexform, Minotti, Moroso e Vitra. Além disso, a cidade de Milão se transformou em uma grande mostra, com algumas marcas expondo no chamado Fueri Saloni (www.fuorisalone.it/), evento paralelo nas ruas da cidade.

Tudo foi muito organizado, com muita informação. Podíamos ver desde marcas renomadas até as experimentações dos novos designers. Carros também foram lançados neste período e ficaram a mostra pela cidade como se fossem esculturas.

Em termos de tendência do Salão:

*Vimos que a tendência deste ano é o uso pontual da cor. Colocar um pouco mais de cor em um detalhes ou em um mobiliário, destacando a peça.

* Observamos a preocupação de trazer o verde (vasos e paredes com plantas e flores) para dentro dos ambientes.

* Existe a questão do uso, e não apenas da estética. Os designers focaram num design mais prático, pensando na durabilidade e no uso cotidiano.

*Os locais mais bonitos da feira foram os pavilhões 5 e 7, onde encontrávamos as marcas Flexform, Poliform, Minotte. São as marcas que eu mais gosto: tanto pelo design e pela qualidade.

* Outra tendência é a utilização de vidros nas portas (com recortes) e as transparências nas estantes.

Marília Brunetti de Campos Veiga é decoradora de interiores - www.mariliaveiga.com.br .

TAGS: , , ,

Deixe um comentário