Uma nova casa para um novo mundo

Com as mudanças que estão havendo no mundo, em breve nossas casas também vão passar por alterações. Os motivos são os mais variados: a quebra de paradigmas, o fim de estereótipos, a grande presença da tecnologia e das redes sociais, assim como as crises econômicas e tecnológicas que já impactam a vida contemporânea de forma intensa. E, nessa realidade, a nossa casa sempre reflete a configuração da sociedade atual.

Em uma pesquisa foram reveladas as previsões para as moradias nos próximos anos. Com esses novos estudos pode-se chegar as seguintes conclusões: desejamos a presença da natureza, sentimos necessidade de consumo essencialmente consciente e aceitamos que as falhas fazem parte do percurso da vida. A nossa casa, então, será mais orgânica, mais aconchegante, mais divertida e mais verdadeira, feita para o conforto do morar e conviver.

Veja algumas dessas tendências para os diferentes cômodos da casa:

• As paredes ganham tons que remetem a tranquilidade para fugir da rotina turbulenta e da confusão;

• O banheiro com ducha se expande e se reinventa, exigindo a presença de dispositivos tecnológicos que evitam o desperdício de água. Surgem também as salas de banho que parecem verdadeiros templos para descanso;

• A varanda é um espaço que permite o ócio sem precisar de muito: mesmo em espaços compactos é possível aproveitar a vista. Valorizada, ela pegará metros das salas, englobará cozinhas e ambientes de trabalho, e torna-se espaço essencial de convivência. Ideal para uma nova sociedade que precisa de liberdade e flexibilidade;

• Paredes se tornam cada vez menos comuns e dão lugar a espaços abertos e multifuncionais, que quebram barreiras e aumentam a integração entre os ambientes, refletindo a vida de moradores modernos que já não conseguem conviver com cômodos fechados e inflexíveis.

 

TAGS: , , , , , ,

Deixe um comentário